Publicidade

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

O ser-humano tem evoluído?

Estava pensando como as máquinas tem evoluído tão rapidamente e significativamente e nós seres humanos continuamos os mesmos como sociedade. E não, não tava pensando em nenhum filme futurista de dominação das máquinas como Matrix ou Exterminador do Futuro 4. Foi uma simples constatação de como nossas relações baseadas e enraizadas em costumes continuam as mesmas. Apesar de cada geração sempre falar que no tempo dela tudo era muito melhor, sempre houve o que a sociedade considerava que era certo e aceitável e sempre houve aqueles que não seguiam essas regras, em menor ou maior quantidade. É nesse ponto que as mudanças não ocorrem como deveriam no que consideramos certo ou errado, algo que pode ser tratado também como moral.
Vamos considerar primeiro a base da sociedade, a forma como são escolhidos nossos representantes. Muitos países adotam ainda monarquias onde o rei ainda é totalmente soberano, outras tentaram adaptar e deixaram a figura do rei meramente ilustrativa. A monarquia é um dos sistemas de governo mais antigos da humanidade e nem é necessário dizer que aplicar esse sistema criado com base em uma sociedade de tempos remotos, mesmo que com algumas adaptações não pode ser a forma mais correta para os tempos atuais. Já a democracia de origem grega, que foi completamente repensada para adaptação em uma sociedade mais recente com a Constituição dos Estados Unidos da América em 1787, é o sistema de governo mais utilizado no mundo hoje.
Mas será que mesmo esse modelo que tem mais de 230 anos ainda é a melhor saída para o século XXI? Muitos com certeza dirão: “Ah, mas é melhor que a ditadura... e o comunismo não deu certo mesmo...” Pra esses eu já tenho de bate-pronto um questionamento: Então será que ainda não somos capazes de reunir nossos melhores intelectuais e refletir um novo sistema que se adeque a nossa atual realidade?
O sistema partidário se tornou produto do capitalismo dessa democracia onde tudo tem um preço e todas as decisões são tomadas por interesse. Talvez nunca a democracia capitalista tenha sido o sistema ideal, mas os aspectos negativos foram se potencializando com o passar dos anos e a eleição se tornou uma guerra publicitária, onde quem vence não é o melhor candidato, mas a melhor propaganda. As conexões são fáceis de fazer daí por diante: Quem tem mais dinheiro consegue melhor publicidade, pra conseguir dinheiro o partido se alia a uma classe de interessados que financia essa campanha. Nessa lógica de ninguém fazer nada por princípios, mas sim por interesses financeiros. Depois de eleito o candidato vai aprovar as medidas que favoreçam os interesses dos financiadores. Então a publicidade se torna um mecanismo de manipulação da população e o objetivo da democracia de um governo de todos para todos se perde, sendo um governo de poucos para poucos.
A evolução do jornalismo e das tecnologias de filmagem permitiram que os escândalos se tornassem mais frequentes pois o que não era divulgado antes passou a ser. Mas sem mudanças na estrutura e na lei depois que o caso sai da mídia os envolvidos voltam por meio de seus partidos.
Qual seria a alternativa? Eu tenho minhas teorias e muitos também devem ter ideias ainda melhores que as que eu possa apresentar. Mas nenhuma tem possibilidade de entrar em vigor. Os detentores do poder é que teriam que tirar o poder das próprias mãos para aprovar essa nova forma de governo. E nenhum dos nossos políticos em nenhuma parte do planeta faria isso, muito menos em maioria para conseguir aprovação.
Se o governo não muda, a sociedade também fica estagnada. Ainda somos ensinados a pensar como a séculos atrás.
Estudamos história, sabemos da quantidade de farsas que os governos criaram para manipulação popular e continuamos acreditando e seguindo preceitos de muitas delas.
Como resolver isso, mudar a forma de poderes e melhorar nossas relações sociais de acordo com o mundo em que vivemos? Prometo que se eu descobrir eu conto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário